fbpx
crcc@iad.com.br
51 3028 1020 | 51 3028 1828 51 3325 3060 | 51 3012 8866 51 996 175 061
Que frutas posso consumir? Cuidados na DII

Que frutas posso consumir? Cuidados na DII

As frutas são fundamentais por serem fontes de vitaminas e fibras para nosso o nosso organismo, mas no caso da DII é preciso tomar alguns cuidados. Veja as dicas:

Pacientes com a doença ativa podem consumir as seguintes frutas – banana, melão, maçã e pêra sem casca, goiaba e pêssego sem casca e sem caroços. Sucos coados das frutas citadas e também de limão, maracujá, abacaxi, carambola e morango. Evitar todas as outas.

Pacientes em remissão – todas, com preferência para banana, melão, bergamota, uva, kiwi, limão, lima, laranja, maracujá, abacaxi, framboesa, carambola e morango. Evitar manga, coco e frutas secas em excesso. É importante lembrar que cada paciente precisa ficar atento às restrições que podem haver no seu caso.  A alimentação tem grande influência na qualidade de vida dos pacientes com Doença Inflamatória Intestinal. Por isso, é muito importante o acompanhamento com nutricionista para evitar restrições desnecessárias.

Falando em alimentação: muitos pacientes com Doença Inflamatória Intestinal acabam precisando usar a bolsa de colostomia por conta das cirurgias. Geralmente, este recurso é necessário por um período limitado. Para evitar problemas como dores e desconforto é preciso seguir uma dieta com orientação. Logo após a alta hospitalar, deve-se manter a dieta sem resíduos por até 7 dias, consumindo água para evitar a desidratação, que pode ocorrer por causa da drenagem elevada.