fbpx
crcc@iad.com.br
51 3028 1020 | 51 3028 1828 51 3325 3060 | 51 3012 8866 51 996 175 061
Corticoides – medicamentos amigos ou inimigos da DII?

Corticoides – medicamentos amigos ou inimigos da DII?

Corticoides – Eles são potentes anti-inflamatórios usados em várias situações clínicas. Em pacientes com Doença Intestinal Inflamatória (Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa) são extremamente úteis no tratamento das chamadas “agudizacões”, ou seja, períodos em que a doença se torna ativa, com piora dos sintomas.

Os corticoides não devem ser usados de forma crônica, por longos períodos, visto que geram muitos efeitos adversos e, ao mesmo tempo, não são úteis para a prevenção das recaídas. Atualmente, um dos maiores objetivos do tratamento é a chamada remissão livre de corticoide, que significa manter o paciente com a sua doença sob controle sem o uso destas medicações.

As Doenças Inflamatórias Intestinais afetam mais frequentemente jovens entre 20 e 40 anos. Entretanto, observa-se uma maior incidência da doença também em pacientes acima dos 55 anos. Não se sabe exatamente a causa, mas sabemos que ocorre um desequilíbrio na resposta imunológica à nível intestinal, o qual leva a um processo inflamatório crônico do aparelho digestivo.

Outra opção de medicação são os imunossupressores – são medicamentos muito utilizados e bastante eficazes para o tratamento da Doença Inflamatória Intestinal. Essas substâncias apresentam como principal função a regulação do sistema imunológico, diminuindo a reação inflamatória do aparelho digestivo.  No nosso blog você encontra mais informações sobre eles.

Conheça nossos especialistas aqui. 

Saiba mai sobre a DII.